Muitas vezes, por dificuldade financeira, em algum momento da vida, o consumidor, deixa de honrar com seus compromissos contratuais junto às instituições financeiras. Porém, tempos depois, quando a situação financeira melhora, consegue uma negociação junto ao Banco para quitar a dívida com desconto.
Entretanto, mesmo ultrapassado algum tempo após a quitação do contrato, o consumidor pode continuar a receber negativas para realização de financiamentos, empréstimos, consórcios, aumento do limite do cartão de crédito ou até mesmo adquirir um novo cartão de crédito junto às instituições financeiras. Então, mesmo que tendo se tornado um bom pagador ao longo dos anos, não consegue obter mais crédito.
Certamente, a relação consumidor/ instituições financeiras está “abalada”, graças àquele acordo realizado no passado.
Provavelmente, a instituição financeira credora encaminhou ao Banco Central informações acerca da antiga dívida, gerando uma restrição no SCR- Sistema de Informação de Crédito.
E como confirmar essa informação? Basta consultar seus dados no site do Banco Central (pode ser acessada por qualquer cidadão com CPF ou CNPJ válido) e obter os relatórios contendo informações sobre relacionamentos com as instituições financeiras, operações de crédito e de câmbio ao longo da vida. O acesso à ferramenta é gratuito e rápido e todas as informações contidas no sistema são fornecidas pelos bancos e outras instituições financeiras ativas no país.
ATENÇÃO!! Caso exista alguma informação dos seus dados no SCR- Sistema de Informação de Crédito, mesmo após a quitação do contrato de empréstimo, financiamento e afins, você pode e tem o direito de entrar com uma ação judicial contra a referida instituição financeira para retirada de tal “restrição”, requerendo ainda ressarcimento, caso considere que sofreu algum dano que possa resultar em uma indenização.
E, se você tem mais alguma dúvida sobre o assunto ou está passando por essa situação e precisa de ajuda, entre em contato com nossa equipe! Temos advogados especialistas em Direito Bancário, eficientes e capacitados para cuidar dos seus direitos e restaurar sua dignidade!