Devido à crise econômica que passa o país, tem se tornado frequente o ajuizamento de Ações de Busca e Apreensão de veículo pelas instituições financeiras, pedindo na justiça a retomada do bem por conta de atrasos no pagamento das parcelas. Para essas instituições é muito melhor realizar a apreensão do veículo do que tentar realizar um acordo dos valores em atraso, eis que com a apreensão do veículo há o lucro com o leilão e ainda o consumidor mantém o valor do financiamento em aberto.
Tal medida ocorre quando o consumidor, após adquirir seu veículo com muito esforço através de um financiamento bancário com cláusula de alienação fiduciária, deixa de realizar o pagamento das parcelas, se tornando alvo de ação de busca e apreensão para a retomada do bem que foi dado em garantia.
O trâmite dessa ação é muito rápido (cerca de 24 horas). Uma vez deferida a liminar, é expedido o mandado de busca e apreensão a ser cumprido por um Oficial de Justiça.
Essa prática pode ser vista como um desrespeito aos seus direitos e uma prática abusiva pela instituição bancária. Mesmo inadimplente, você tem direitos que devem ser respeitados.
Importante destacar que quanto antes agir após a apreensão, mais tempo os advogados especializados terão para localizar os erros e confeccionar uma boa defesa, para assegurar o cumprimento de seus direitos e não ser vítima de práticas abusivas presentes na relação banco/ consumidor.
Uma equipe especializada conhece os prazos que regulam as ações de busca e apreensão, além de saber examinar um contrato com a instituição financeira de modo a identificar possíveis falhas que prejudicam o consumidor.
E se você tem mais alguma dúvida sobre o assunto ou está passando por essa situação e precisa de ajuda, entre em contato com nossa equipe! Temos os profissionais mais capacitados para cuidar da proteção do seu bem!